Velejo com todos os ventos.

Dentro e fora das "aspas".

[Etiqueta] Discorde, mas com elegância.

(Crônica de Luciana Almeida, publicada na Revista AG A Gazeta)

Acho sempre muito deselegante pessoas que ao discordarem das outras, demonstram isso de maneira agressiva e desrespeitosa. O que devemos fazer nessas situações?

Pergunta: Otávio

Simpatia e gentileza são no mínimo o que você pode oferecer a qualquer pessoa. Geralmente, quem não consegue cultivar a elegância ao conviver com a divergência de opiniões, demonstra total inabilidade para desenvolver positivamente as relações interpessoais. Para melhorar o desempenho dentro das empresas, já ficou provado que a discordância é até positiva. Foi desenvolvido em Harvard um interessante estudo que aponta a divergência de opiniões e a habilidade de argumentação das pessoas como elementos primordiais para o progresso do trabalho em equipes.

Li recentemente um artigo da consultora Maria Aparecida Araújo onde ela abordava o assunto com muita propriedade. Afirmando que, as orientações da etiqueta são poderosas ferramentas que nos auxiliam na conquista de relacionamentos gratificantes, exatamente porque nos orientam sobre a maneira correta de aceitarmos as diferenças e de reagirmos às opiniões contrárias às nossas. A forma como transitamos por este terreno tão delicado é determinante para o nosso sucesso na vida pessoal, familiar, social e profissional. Há pessoas que ignoram esses preceitos da boa convivência e acham até que não precisam deles. E lá se vão pela vida a fora, conquistando desafetos, perdendo amigos e oportunidades na carreira, fracassando nos relacionamentos, magoando pessoas, comprando brigas com os superiores, confrontando-os com colegas de trabalho. Só por não saberem ouvir, entender e respeitar quem pensa diferente.

Então me lembrei de uma estória que ouvi há algum tempo: “Um sujeito estava arrumando várias flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Vira-se para o chinês e pergunta: - Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?” E o chinês responde: “Sim, e geralmente na mesma hora em que o seu vem cheirar as flores!”.

Pense nisso.

1 Comente aqui! =):

Que amiga desnaturada que eu soooou! Aniversário foi dia 14 e eu aqui nem dei os parabéns!
WK, que você tenha muito sucesso em suas realizações! Que o futuro lhe reserve boas surpresas e o que vier de ruim, que você saiba superar com destreza e elegância, pois nada na vida é impossivel de se viver. ;)

Beijo,
Giordana.

 

Postar um comentário