Velejo com todos os ventos.

Dentro e fora das "aspas".

Amar De Olhos Abertos.


Em AMAR DE OLHOS ABERTOS, os psicólogos Silvia Salinas e Jorge Bucay (um dos autores argentinos mais conhecidos no mundo todo) abordam de maneira brilhante a questão dos conflitos nas relações a dois. O que Jorge e Silvia nos mostram neste livro é que a relação perfeita e o parceiro ideal não existem. Um bom relacionamento acontece quando duas pessoas se encontram e se aceitam exatamente como são. É a aceitação das diferenças que nos permite superar a paixão e começar a construir o amor - algo muito mais profundo e duradouro. Este livro vai ajudá-lo a refletir sobre a maneira como você se relaciona com seu parceiro e, mais importante, consigo mesmo. Sobretudo, vai ajudar você a entender a arte de viver a dois, o sentido de estar num relacionamento e o verdadeiro significado do amor.

"Amar de olhos fechados é amar como cego. Amar de olhos abertos é amar talvez como louco: é aceitar perdidamente. Amo-te como louca."

- Marguerite Yourcenar, Fogos, 1935.

Apaixonar-se é amar as semelhanças,

e amar é se apaixonar pelas diferenças.

Essa frase sintetiza muito bem a teoria dos psicólogos Jorge Bucay e Silvia Salinas sobre os relacionamentos. Em Amar de olhos abertos, Jorge Bucay e Silvia Salinas nos mostram que, para viver uma relação verdadeira, precisamos abrir mão do nosso ideal de amor e aceitar as coisas como elas realmente são. A proposta é fazer o melhor possível com o que temos. Sofrer porque as coisas não são como queríamos é uma atitude inútil e infantil. Em vez de acusarmos sempre o outro, precisamos mergulhar numa profunda análise interna e tentar descobrir como nós mesmos estamos contribuindo para que o relacionamento dê errado. Os autores nos ensinam que o amor não é um salva-vidas. Ninguém, a não ser nós mesmos, será capaz de resolver nossos problemas. O relacionamento não é uma solução milagrosa, e tudo o que podemos esperar do outro é que seja um companheiro de jornada e que incentive nosso desenvolvimento pessoal. Isso, sim, é amor.

______________________________


Como construir uma relação mais profunda?

Seria bom estar preparado para saber que a paixão acaba. Amadurecer significa também desfrutar das coisas que o amor dá, como compartilhar o silêncio e não um beijo, saber que a pessoa está ali, ainda que não esteja ao meu lado. É preciso abrir os olhos, e isso é uma decisão. Ver o par na sua essência.

Mas primeiro é preciso estar bem consigo mesmo. Não se deve procurar o sentido da própria vida no companheiro ou nos filhos.

Você deve responder a três perguntas básicas nesta ordem: quem sou, aonde vou e com quem. É preciso que eu me conheça antes de te conhecer e que decida meu caminho antes de compartilhá-lo. Senão, é o outro quem vai dizer quem eu sou. E isso é uma carga muito grande.

Jorge Bucay, autor do livro Amar de olhos abertos, em entrevista para a Folha de S.Paulo. Para ler o texto completo, aqui.


1 Comente aqui! =):

Devemos sempre saber o que queremos da vida e termos nossas decisões em nossas mentes para que possamos estar completos e poder buscar qualquer tipo de relação, seja ela com amigos ou até um possível amor.

 

Postar um comentário