Terminei de ler "Um Amor de Verdade" da Zíbia Gasparetto. Comecei sexta passada, e terminei no domingo. Por isso minha ausência. Dizem que na teoria tudo é mais fácil, e complicado é na prática. Fato. Tenho sido uma leitora voraz, e por hábito, destaco pontos interessantes ou que, neste 'meu momento' são os destacáveis. Lembrei-me muito de duas amigas minhas que, sempre dizem: "reze, confie...". Seguem algumas passagens...
"[...] A vida tem meios de cuidar de tudo melhor do que nós. [...]" Pag. 148 (O que Deus quer, e não o que nós queremos. Ele sabe o melhor.)
"É preciso ter paciência. O tempo dissolve todas as mágoas e o amadurecimento renova as idéias." (Paciência...)
"Libertar para seguir outro caminho." (Deixar seguir. É difííííííícil...)
"Rezar, confiar, e esperar." Pag. 231 (Sempre.)
"Lúcia: Por mais que nosso amor seja verdadeiro, sei que um dia a vida vai nos separar de uma forma ou de outra. Neste mundo, cada pessoa tem seu destino e não sei para onde a vida nos levará. Um dia ele pode preferir outros caminhos, ter outras aspirações e eu não vou impedir. É por isso que prefiro viver o presente, ser feliz enquanto puder.
Nina: Minha mãe costuma dizer que as pessoas se unem e se afastam conforme os ciclos naturais da vida. Que quando o tempo de ficar juntos acabou, nada nem ninguém conseguirá impedir a separação. A causa não importa. Tanto faz que seja por morte ou não.
Lúcia: Concordo com ela. Por mais que amemos uma pessoa, é preciso saber reconhecer o momento de deixar ir, de desapegar.
Nina: Isso é difícil.
Lúcia: Mas necessário. O amor verdadeiro deixa a pessoa livre para seguir o próprio caminho. [...] Descobri também que, quanto mais livre você deixar a pessoa que você ama, mais ela sentirá prazer em ficar ao seu lado." Pag. 300; 301. (Verdade)
"Ela sentia que precisava lidar com o apego." Pag. 301 (Sem dúvidas...)
"A vida une as pessoas por certo tempo para atingir seus objetivos. Quando consegue o que quer, provoca naturalmente as mudanças. Os relacionamentos são temporários. Quando acabam, dói, mas apesar disso é melhor aceitar, perceber que é hora de deixar ir." Pag. 314 (Mega difícil!)
"O acaso não existe." Pag. 317 (????)
"Durante a nossa vida vamos adotando crenças falsas, que nos parecem verdadeiras, sem ir a fundo e verificar se elas são o que parecem. Fazemos delas regras que adotamos no dia-a-dia, brigamos por ela sem perceber que estão nos levando a atrair a infelicidade. Se alguém tenta provar que são falsas, ficamos irritados, não queremos ver. (As pessoas têm algumas crenças que as fazem agir de uma forma desagradável, que acaba sempre, lhes criando problemas. Mas elas se negam a ver). Nesse caso, a vida coloca em nossa frente situações, pessoas, que com suas atitudes possam nos fazer perceber nossos próprios enganos. Quando nos irritamos com as pessoas porque elas têm determinadas atitudes que nos incomodam, é porque somos iguais. Se ainda assim a pessoa não conseguir ver, então começam a aparecer situações mais graves, problemas maiores, até que, pressionada pelo sofrimento, ela enxergue o que precisava ver." Pag. 317 (O famoso aprender pela dor ao invés do amor...)
"Quem perdoa recebe mais graça do que quem é perdoado." Pag. 378 (Fato.) (Não perdoem só pra ganhar, viu?!)
"Ninguém pode garantir nada. Não sabemos o que nos reserva o amanhã. Quem garante que você também não vai mudar e pensar diferente do que pensa hoje?" Pag. 388 (Eh vero...)
"Um amor que vencera todas as barreiras e se mostrara mais forte do que tudo." Pag. 409 (Desejo unânime!)
A gente sabe de tudo isso, mas não-consegue-por-mania-ou-teima-ou-burrice pensar-ser diferente... Que seja um dia após o outro e que possamos amanhã, ser melhor do que fomos hoje... Eu tento. Juro que eu tento.
Foto via mighty2save.tumblr.com
1 Comente aqui! =):
Deus sabe o tempo, a hora e o lugar... E de fato... dando é que recebe, livre é aquele que perdoa e que é perdoado!
=]
Só confia... No tempo certo as coisas vão e no tempo certo elas veem!
;]
Postar um comentário